terça-feira, 7 de junho de 2011

LENDAS DE OGUN

Ogum decidiu, depois de muitos anos longe de Irê, (sua terra e seu reino), voltar para visitar seu filho Infelizmente, as pessoas da cidade celebravam, no dia da sua chegada, uma cerimônia em que os participantes não podiam falar sob nenhum pretexto. Ogum cansado da viagem com fome e com sede; viu vários potes de vinho de palma, mas ignorava que estivessem vaziosogum2[1]. Ninguém o havia cumprimentado e nem saudado ou respondido às suas perguntas. Ele não era reconhecido no local por ter ficado ausente durante muito tempo. Ogum, cuja paciência é pequena achou que estavam o ignorando, enfureceu-se com o silêncio geral, por ele considerado ofensivo. Começou a quebrar com golpes de sua espada os potes e, logo depois, sem poder se conter, passou a cortar as cabeças das pessoas mais próximas, até que seu filho apareceu, oferecendo-lhe as suas comidas prediletas, como cães e caramujos, feijão regado com azeite-de-dendê e potes de vinho de palma. Enquanto saciava a sua fome e a sua sede, os habitantes de Irê cantavam louvores onde não faltava a menção a Ògúnjajá, que vem da frase ògún je ajá (Ogum come cachorro), o que lhe valeu o nome de ògúnjá. Satisfeito e acalmado, Ogum lamentou seus atos de violência e sua falta de paciência então declarou que já vivera bastante. Baixou a ponta de sua espada em direção ao chão o chão se abriu em um estrondo e Ogum desapareceu pela terra adentro com uma barulheira assustadora. Antes de desaparecer, entretanto, ele pronunciou algumas palavras. A essas palavras, ditas durante uma batalha, Ogum aparece imediatamente em socorro daquele que o evocou. Porém, elas não podem ser usadas em outras circunstâncias, pois, se não encontrar inimigos diante de si, é sobre o imprudente que Ogum lançará sua ira.

O ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE OGUM
imagesCA0QBNHHOs filhos de Ogum possuem um temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.
São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

  • Suas cores são o azul, vermelho ou verde dependendo da nação. Seu dia da semana é quinta-feira,
  • Seu sincretismo é com São Jorge.
  • Sua guia é feita com uma conta verde é uma vermelha para ogum onira e avagâ (para adjola contas azuis são incluídas)
  • Suas armas ou ferramentas são: espada, podão, lança, bigorna, escudo, capacete, tenaz, cobra em espiral, 13_sao_jorgecobra rasteira, ferradura, martelo, marreta, enxadas, ancinho, alicate, bisturi, serrote, etc
  • Metal: Ferro, aço e chumbo.
  • Minério: Diamante.
  • Predominância: Agricultura, guerra, viagens, caminhos e outros.

Por. MS.:. Odédemin