sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta Feira 13 Revelada.


Sexta Feira 13 Revelada.

Esta data nos remete a muitas imagens em nosso consciente e subconsciente, fertilmente impulsionada através da varinha mágica de Hollywood. Mas além da imaginação de roteiristas de terror, a sexta-feira 13 de bruxos, demônios, feiticeiros e em especial do Sr. Jason que insiste em reencarnar na fatídica data.
A suprestição em torno da sexta-feira 13 é fortalecida por vários acontecimentos que ocorreram nesta data.
Foi numa sexta-feira 13 (de 1307) que o Rei Filipe IV de França mandou prender, torturar e extreminar, simultaneamente em todo o país, os membros da Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici (Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão) também conhecida como Cavaleiros Templários, Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros. Sua missão original era de defender os perigrinos cristões em sua caminhada para Jerusalém.
Fundada logo após a primeira cruzada, sobre a mesquita de Al-Aqsa no cume do monte onde existia o Templo de Salomão. Tornou-se a Ordem cristã com maior poder e prestigio durante sua existencia, acumulando enorme riquesa e inumeros inimigos que a cobisavam, entre eles um nobre devedor o rei da França Felipe IV pensou em apropriar-se dos bens dos Templários, e por isso havia posto em andamento uma estratégia de descrédito, acusando-os de heresia.
A ordem de prisão foi redigida em 14 de Setembro de 1307 no dia da exaltação da Santa Cruz, e no dia 13 de Outubro de 1307 (uma sexta-feira) o rei obrigou o comparecimento de todos os templários da França. Os templários foram encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia, no pergaminho redigido após a investigação dos interrogatórios, no Castelo de Chinon, no qual Filipe IV (Felipe, o Belo), influenciado por Guilherme de Nogaret havia prendido ilicitamente o último grão-mestre do Templo e alguns altos dignitários da Ordem.

_______________________________

Hoje nesta sexta feira 13, dentro da Irmandade, realizamos a lembrança destes buscadores em nossas orações noturnas.
A foto de ilustração foi tirada hoje dentro da casa monasterial, após a orações.