quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasil e o Ouro Medicinal

imagesCAAW7MTYQuando foi anunciado a “descoberta” desta terra verde, fora dito para o Rei de Portugal, que aqui plantando tudo vinga e prospera.

O Brasil se encontra deitado em um berço esplêndido medicinal, mais do que qualquer pais do mundo! Encontramos o clima, temperatura, solo fértil... perfeitos para a manifestação de uma interminável variedade em sua flora e uma inestimável fonte de saúde.

Parece um contra censo falarmos de tal riqueza medicinal, sabendo a quando anda mal o sistema de saúde nacional, partes devido ao lobismo das empresas farmacêuticas, ao próprio homem moderno e sem falar dos interesses econômicos envolvidos na questão.

Temos a necessidade de irmos diretamente na raiz de tais problemas! De forma literal! Afinal em raízes, flores, folhas, cascas e sementes podemos realmente encontrar soluções para essa nossa questão.

Nossos avós se tratavam diretamente com ervas medicinais, chás, tinturas, vinhos e etc. Tais tratamentos sempre foram eficazes para os antigos, logo também serão para nós. Muitas das substâncias descobertas dentro da medicina popular são usadas em pesquisas para a identificação e utilização desta via medicinal. A medicina alopata utiliza as mesmas plantas medicinais para a sua produção bioquímica.

A medicina natural pode levar mais tempo, porém não destrói seu sistema imunológico nem obriga seu corpo a ficar dependente de doses cada vez maiores do remédio devido à resistência que seu organismo cria, também não vira refém do sistema das empresas farmacêuticas com seus preços abusivos.

Necessitamos mudar nosso vicio comportamental de buscar as nossas soluções em balcões farmacêuticos e caminharmos para a horta, pomar e floresta. Nossos índios sempre usaram a medicina da floresta e possuem grande saúde (em especial quando o branco esta ausente de sua sociedade).

O que infelizmente tem tornado-se cada vez mais comum é que estrangeiros busquem neste pais verde os ensinamentos de nossos índios, cablocos e erveiros espalhados por estes vastos estados e o levem de volta a seu pais, registrando, patenteando e incluindo no sistema farmacêutico uma nova forma de utilização desse nosso remédio natural. É a biopirataria como uma triste realidade - em especial na Amazônia. Esse fato só é menos triste de que o próprio brasileiro não dê valor à imensa riqueza que possui e não tenha interesse em manter essa memória tão valiosa que poderia ajudar e muito a todos.

Vários países utilizam suas medicinas populares e nativas em plena atividade, e muitas vezes sendo o padrão medico em seu pais, como podemos verificar na China e India por exemplo.

O momento é agora, vamos lembrar a receita da vovó e nos recolhermos novamente ao seio generoso de nossa Mãe Terra e aproveitar sua abundância em prol de nossa saúde!

Ervas Medicinais e suas aplicações

Dentro o leque enorme de receitas, iniciaremos nossa caminhada com o mal de todos os invernos, a Gripe.

Gripe e Tosse

Existem varias ervas que são utilizadas para gripe e tosse, mas as quatro a seguir são básocas e indispensáveis para o seu novo armário de medicamentos naturais.

1. Utilize a casca de um limão, mel a gosto e um dente de alho, em um chá bem quente. Tomar antes de dormir, seria muito bom

2. Ferva meio quilo de açúcar mascavo, 13 folhas de eucalipto e o suco de 2 limões. Quando ficar com metade do volume inicial, desligue o fogo e junte aos pouco uma garrafa de cerveja preta, é tome como xarope.

3. Faça um chá com agrião e cambará, junte mel e tome.

4. Colha 10 folhas de eucalipto, 6 folhas de avenca, 300gr de mel, é um litro d’aguá, ferva bem e guarde dentro de um vidro limpo. Utilize como xarope.

Por. MP Nuno MNH.:.