quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aspectos dos Deuses


Aspectos dos Deuses
Dentro dos intermináveis caminhos da espiritualidade, muitas vezes ficamos confusos com a interminável quantidade de Deuses e entidades, além de seus aspectos, características e personalidade Divinas ou não.
Os panteões divinos são divididos inicialmente pelas características e relações de cada Deus/Deusa, e unidos pela cultura em que nasceu. Podemos verificar que dentro destas características podemos entender facilmente as diferença entre as religiões, que nascem das características mais importantes e necessárias de cada população, cultura e/ou nação, de cada época.
Quando os habitantes das encostas nórdicas conhecidos com vikings, começam a superpovoar suas terras férteis, e a escassez de alimentos foi uma questão de tempo. Sem a possibilidade de aumentar suas terras congeladas, começaram a invocar os aspectos mais necessários para a sua sobrevivência junto aos seus Deuses, tais aspectos violentos eram necessários para a sua sobrevivência. Outras culturas consideravam indesejáveis tais características.
Dentro desta cognição guerreira, seus Deuses manifestavam também tais aspectos, desta forma por muitos séculos os vikings pilhavam e invadiam os países ao Sul, fugindo do gelo ártico, em busca de prosperidade em novas terras, ou morreriam de fome. Estranhos com estomago vazio não eram normalmente bem recebido. Varias lutas se deram, e os aspectos divinos necessários para a sobrevivência formam usados.
Veja os xamãs que buscam a interação com o ambiente em que vivem, a compreensão e sincronicidade com a vida natural. Afinal a sua sobrevivência depende disso. Como os próprios judeus, em sua Torah, demonstram um Deus duro e bélico. Afinal, viviam em guerra, assim demonstrado nas escrituras judaico-cristãs.
Os buscadores utilizam as qualidades Divinas necessárias a sua caminhada, os outros aspectos muitas vezes são dispensados.
Enquanto um politeísta utiliza deuses diferentes mediante os aspectos que deseja invocar, o monoteísta busca em seu único Deus tais qualidades e aspectos.
Me foi dito uma vez, que o monoteísmo era um processo de preguiçoso, assim desta forma poderíamos rezar menos, estudar menos, saber menos ...
O importante é invocarmos o Supremo, seja qual for a sua caminhada: mística, espiritual, religiosa ...

Atenciosamente,

MP Nuno MNH