segunda-feira, 26 de julho de 2010

Srimad Bhagavad Gita - Sloka 2


Sloka 2

sanjaya uvãca
drstva tu pãndavãnikam
vyudham duryodhanas tadã
ãcãryam upasangamya
rãjã vacanam abravit

Ó rei, o príncipe Duryodhana, após observar a formação militar de combate dos soldados dos Pandavas, dirigiu-se a seu mestre a disse as seguintes palavras.


O idoso rei se preocupava com que estava acontecendo no campo de batalha, afinal uma dinastia estava em jogo. Sabendo da influência que Kuru-ksetra representava também se preocupava como isto afetaria seus filhos, o medo de Dhrtarastra é que eles acabacem cedendo metade do reino aos Pandavas.
Sanjaya por ter um coração religioso e possuir o dom da vidência, conhecia intimamente o coração aflito do rei, assim desejou tranqüilizar com boas palavras sobre os acontecimentos, buscando confirmar que a guerra aconteceria e que seus filhos não se deixariam influenciar pelo local da disputa. Sanjaya pela sua vidência conhecia o desfecho da contenta, e compreendia que Dhrtarastra lamentava devido a falta de moral espiritual, o que manifestava em seu ser a ilusão (maya).
Duryodhana que observava as formações militares no campo de batalha, ficou apreensivo com o que viu, o ´Sabda-Ratnãvãti conta que uma formação militar impenetrável por qualquer lado, e o presságio de vitória na batalha, por isso não era infundada a preocupação de Duryodhana, assim se dirigiu ao seu mestre militar Drona.
O sloka se refere a Drona como Dronacarya, no sentido de um mestre que ensina pelo exemplo pessoal de seus atos, ele ensina o Astra-Sastra, a ciência da guerra, além de ser versado nos Vedas, em especial no Vedanga (ramos que auxiliam a compreensão dos Vedas), conhecimento este que teria sido adquirido depois de servir a Maharsi Parasuráma, Drona tinha alcançado a benção especial de somente morrer quando assim deseja-se, ele era o segundo no comando na verdade, somente sendo superado pelo avô Bhisma.
Duryodhana busca em seu mestre, o conhecimento de como deveria agir mediante tais formações militares, que com certeza lhe preocupava, mostrando o receio que pairava em sua mente, devido a seriedade da situação.
Mestre é aquele que compreendeu um conhecimento, ó pratica e ensina, neste caso Drona é possivelmente um dos maiores mestres militares de sua época, ensinando tanto os Kauravas como os Pandavas, tendo com Arjuna o seu principal discípulo. Duryodhama pedia as benções ao seu mestre diante a batalha, para que alcança-se a força necessária para a luta.

Acarya Maha Surya Pandit