segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pequeno Tratado de Mantra Yoga - Introdução





     
“ A oração (Mantra) é a única ação apoiada por uma vontade
totalmente livre. Na oração (Mantra), o Senhor é invocado e
o resultado é a Graça. Existe uma oração para cada objetivo
a ser alcançado, invocando o Senhor em vários aspectos.”
                                               Swami Dayananda Saraswanti
Introdução

O mantra é uma das formas de se conectar com O Supremo
de forma direta ou indireta, através de suas manifestações.
Quando rezamos, falamos com Deus, estamos construindo os
nossos mantras pessoais. A palavra Mantra vem do sânscrito,
deriva da raiz Man e do sufixo Tra, derivada de Manas (mente,
pensar), Trana (controle). Em outras palavras, controle da
mente, porém no sentido de emitir vibrações sonoras que
produzem efeitos determinados sobre a mente humana e sobre
o ambiente em que vivemos.

A ciência manifestou seu conhecimento ao revelar que todo o
som, através da vibração, opera sobre os corpos, afetando o seu
ordenamento molecular. Nesse momento pessoal e de divina
inspiração, nos conectamos com o mundo espiritual, com a
energia sutil e, dentro desta manifestação material, conseguimos
algumas chaves para acessar diretamente esta energia. Quando
entramos em equilíbrio com estas duas energias, cria-se a energia
necessária para rodar Samsara, assim podemos entrar no jogo e
vibrações de Deus, Universo, Arquiteto, Krsna, Brahman.......
chame como quiser.

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus
e o Verbo era Deus”                   Evangelho de São João 1.1

Na Bíblia e na Torat, Deus manifesta o Verbo. No Brasil
verificamos a ação mântrica nas rezadeiras do interior deste país.
Não importa a filosofia, religião, doutrina, cultura, todos utilizam
a ação dos mantras de alguma forma, cada um mediante a sua
cultura. Muda-se a forma, porém não o conteúdo. Em resumo,
a manifestação do verbo, enquanto momento de conexão com
o Supremo, é o próprio Supremo. Os Salmos podem ser
compreendidos de várias formas, como ação mântrica, no
momento de conexão com Deus, sem falarmos que também é
uma ação de invocação de pura magia. O cristianismo também
possui invocação mântrica clara. Sabemos como Jesus Cristo
utilizava o verbo, como materialização espiritual dentro da
matéria, as invocações de magia e mântricas de Moisés.

Na magia, as invocações e a própria manifestação da palavra são ações mágicas, que construímos ou aprendemos dentro de nossas tradições. Muitos feitiços são proferidos pela palavra. A Deusa e os Deuses são invocados através de orações antigas em outros idiomas, construídas por outros magos e bruxos ou mesmo construídas por nós mesmos.

No xamanismo encontramos pajés cantando em homenagem a Tupã, invocando o espírito de cura da da natureza. Com o verbo e sua dança cósmica, o xamã entra e sai do mundo espiritual, manifesta a sabedoria espiritualmente, ou mesmo manifesta a chuva materialmente, e, em todas estas ações manifestam-se os mantras. Há milhares de anos, os Hindus já reconheciam tal realidade. Assim, dando origem ao enorme acervo de códigos sonoros, as sílabas sagradas ou Mantras vêm entrando na vibração do Universo. Os Vedas rezam muitas das possibilidades de realização com a manifestação de cada mantra. No Mahabharata há mantras para realização espiritual, saúde, limpeza do prana, limpeza dos chakras, conexção com os Semi Deuses, busca de poderes yóguinos, superar obstáculos, guerra e a própria conexão com o Supremo. Na batalha de Kuruksetra, foi falado o Bhagavad Gita, onde o Senhor Krsna disse:

“Fechando-se aos objetos sensoriais externos, mantendo os olhos e a visão concentrados entre as duas sobrancelhas, suspendendo dentro das narinas os alentos que entram e que saem, e, assim, controlando a mente, os sentidos e a inteligência, o transcendentalista que visa à liberação livra-se do desejo, do medo e da ira. Alguém que está sempre neste estado é de certo liberada”                      Bhagavad Gita – cap. 5, verso 27 e 28

Dentro de algumas Sampradayas hindus (doutrinas filosóficas), a realização espiritual, por alguns chamada de Moska, pode ser alcançada através dos mantras, como acontece nas escolas que utilizam o Maha-Mantra. Enquanto que para muitas sampradayas é utilizada somente para a limpeza dos chakras e do prana, fora toda a sua estrutura de oração e comunicação com o plano espiritual. Existem vários tipos de mantras, na sua maioria eles são usados para:

• Elevar o nível de consciência
• Desenvolver a espiritualidade
• Despertar poderes psíquicos
• Invocar proteção
• Tranquilizar a mente
• Facilitar a concentração

Muitas sampradayas realizaram que sua origem está no Rig Veda, que é composto por cânticos a Agni (Deus do Fogo). Enquanto outras sampradayas colocam o Senhor Shiva, na forma de Nataraja como manifestador das vibrações que constituem os mantras.

Os deuses hindus possuem diferentes nomes mediante a ação em que estão participando. Sri Shiva é Nataraja enquanto está realizando a dança cósmica para a destruição material, para que Brahma possa novamente criar. Na dança cósmica de Nataraja, que ocorre no momento da destruição do mundo material, foram ouvidos, juntamente com o som do tambor, os aforismas, que recebem o nome de Mantras. Segundo uma terceira visão, os yogues e sábios meditavam em uma caverna onde o silêncio era absoluto. Enquanto meditavam em diferentes vibrações, ouviram 50 diferentes vibrações relacionadas aos 7 chakras, o que se constituiu no alfabeto sânscrito. Através desta combinação foram criados os mantras. O mundo dos mantras é muito diversificado. Passarei a visão teórica e prática das várias escolas hindus (vaisnava, vedanta, tântrica) magia (wicca, bruxaria, thelema, alta magia), gnose, islamismo, budismo, cristianismo, neurolinguística entre outras. Mais do que simplesmente uma ação de repetição, a compreensão de como o verbo, mantra, oração e mesmo a palavra podem representar uma ação de compreensão, força, poder. Tais ações foram realizadas por grandes iniciados como Papus, Eliphas Levi, Siddharta Gautama, Sri Krsna, Sri Rama, Caitanya Mahaprabhu, Jesus Cristo, Mahavir, Zaratustra, Guru Nanak, Sri Shiva, Maomé, Moisés, Profeta Elias, São Francisco de Assis e, mesmo dentro da ciência terrestre, extraterrestre e intraterrestre, entre tantos outros. Não importa no que você acredite, a ação do verbo é reconhecida claramente. Devido à ciência mântrica ser mais desenvolvida dentro da raiz do hinduísmo, estarei baseando este Pequeno Tratado nesta direção, e as outras escolas terão seus devidos capítulos.

Retirado da Introdução do Pequeno Tratado de Mantra Yoga de Acarya Maha Surya Pandit / MP Nuno MNH 

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