No Mantra Yoga Samhita "o pranava - O Mantra Om" é a joia principal entre os outros mantras. O pranava é a ponte para atingir os outros mantras e todos os mantras recebem seu poder do pranava. A natureza do pranava é o Shabda Brahman (o Absoluto).
Escutar o mantra OM é como escutar o próprio Brahman, o Ser. Pronunciar o mantra Om é como transportar-se à residência do Brahman. A visão do mantra Om é como a visão da própria forma. A contemplação do mantra OM é como atingir a forma de Brahman.
O Yoga Sutra, famoso livro de Pantajali, diz que OM é a representação de Deus manifestada em sua forma manifestada.
Há milênios que a sílaba sagrada OM foi descoberta pelos sábios videntes (rishis) védicos, que compuseram o breve Mândûkya-Upanishad e utilizaram esse antigo mantra para explicar a metafísica do Advaita Vedanta. Assim, as três partes da sílaba A+U+M são explicadas como símbolo do passado, presente e futuro.
2. O som U: atmosfera – Yajus (fórmula sacrifical) – Yajur-Veda – Vishnu – Rudras (divindades que governam a região intermediária entre a terra e o céu). Dedicado a Rudra
3. O som M: céu – sâman (cânticos sagrados) – Sâva-Veda – Vishnu – Âdityas (divindades ligadas a deusa Adita, que simboliza a infinitude primordial) – métrica jagatî – fogo ahavanîya – negro – dedicado a Vishnu.
Para os indianos o mantra OM é extremamente eficaz pois é poderoso para purificar a mente, a fala e as ações. Ao entoarmos o mantra OM, aprendemos a esvaziar a mente, limpando-a de pensamentos desnecessários, purificamos e eliminamos ansiedades e tensões, entramos em harmonia com o nosso ser, equilibramos os nossos chacras, nos protegemos de energias intrusas. Ao nos equilibrarmos, harmonizamos tudo ao nosso redor. Entoar com sinceridade e regularidade este mantra, o nome de Deus, nos coloca em sintonia direta com o divino e o sublime.
PRÓXIMO RITUAL VÉDICO C/ AYAHUASCA:
15/06/2013 às 22:00