quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Todas as Glórias a Mahadeva . Haribol

ॐ Mahāśivarātri 2018 - Satsaṅga à śrī Śiva e śrī Pārvatī

Todas as Glórias à śrī Guru Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à śrī Mahādeva!
Todas as Glórias à śrī Bhagavān!
Todas as Glórias à śrī Śakti Devī!
Todas as Glórias à śrī śrī Śiva e śrī śrī Pārvatī

Neste mês de fevereiro, com muito amor e devoção, celebraremos o grande festival Mahāśivarātri em nosso Satsaṅga Védico com Ayahuasca.

Trata-se de uma das datas mais importantes do hinduísmo, especialmente dentro da linha śivaíta – a tradição hindu que coloca o Senhor Mahādeva como figura central do panteão.

Śrī Śiva.
objetivo principal do festival é o direcionamento da mente junto à essência divina d’Aquele que tem a chave para a transcendência do ego para a liberação espiritual, em função das virtudes do sacrifício, da compaixão e da devoção.

É um período de breve intervalo entre a destruição e a criação. A partir de um processo de profunda introspecção, nos oferece honra de contemplar, junto à misericórdia do Senhor Śiva, os motivos de nossa decadência. Identificando,pois, tanto o que precisa ser erradicado de nossos corações, como as virtudes necessárias para que possamos alcançar mokṣa – a liberação última.

As principais atividades da celebração incluem o jejum, abhiṣeka (banho dhármico) de śivaliṅgas, e a vigília durante toda a madrugada em meditação junto à entonação do pañcākṣarīmantra (mantra das 5 sílabas sagradas: oṃ namaḥ śivāya), juntamente à pūjā, ofertando itens como:

pasta kumkum: usada nas tilakas (marcas nas testas dos devotos, conhecidas também como bindus), e que representa as virtudes buscadas;
- frutas: representam a longevidade e a concessão dos desejos;
- incensos: purificação e riqueza;
- lamparinas: obtenção do conhecimento;
- folhas de Bael (ou marmeleiro-da-Índia): purificação da alma.

Devotos ao redor de um śivaliṅgam.
A data em questão está profundamente ligada aos ciclos lunares, considerando aabsoluta importância de Candra, um dos muitos nomes da Lua, para nosso planeta. Controla, por exemplo as marés os ciclos de fertilidade; e assim, consequentemente, os processos emocionais de nosso planeta.

Em todos os meses, a décima quarta noite do calendário lunissolar hindu é chamada de Śivarātri – em sânscrito, a “noite do Senhor Śiva”, ou a “noite auspiciosa” – a noite mais escura do mês.

É assim identificada devido ao ciclo descencional da Lua, que diminui nos catorze dias conseguintes à Lua Cheia, até mostrar-se apenas como um delicado traço no firmamento, durante sua fase minguante.

Dentro da cultura védica, a Lua é considerada a representação da alma em interação com a matéria, considerando que a mesma não emite luz própria, mas sim o reflexo da luz de Sūrya (o Sol)Consequentemente, é também Deidade que governa a mente humana, representando ego.

Desta forma, a força da simbologia yógica das Śivarātriencontra-se no dia do mês em que a Lua exerce menor influência sobre os processos emocionais no planeta, o CaturdaśīÉ o apogeu do ciclo descendente face ao materialismo, com forte atração ascendente para a unidade divina, que revela as distorções do egodiante da realidade.

Sendo assim, durante o Phālguna (mês equivalente ao período que varia entre fevereiro e março, no calendário gregoriano), temos o último Caturdaśī do inverno, que remete a um processo ainda maior de profunda reflexão. Destarte, nesta noite é celebrada a Mahāśivarātri, a “Grande Noite do Senhor Śiva” ou a “Grande Noite Auspiciosa”.

Há diversas versões que remetem às raízes deste festival. Dentre as mais famosas, está o casamento do Casal Cósmico, śrī Śiva e śrī Pārvatī, que já foi previamente explorada e pode ser encontrada em detalhes aqui.

Outra versão bastante popular contida nos Purāṇas elucida o motivo pelo qual a vigília é parte primordial das atividades da Mahāśivarātri.

Esta é conhecida como Samudra Mathana (a “Agitação do Oceano”) envolveum disputa entre os Devas e os Asuras em um processo similar à agitação do leite para a obtenção de manteiga. Todos reuniram-se junto ao Oceano Causal(feito de leite em seu estado mais puro) com o objetivo de obter o néctar da imortalidade (um subproduto do processo de agitação do leite, em analogia à manteiga).

Para tal, era necessário agitar o Oceano, utilizando o Monte Mandāra como haste e śrī Vāsuki Naga, o Rei das Serpentes, como corda. Diversas ervas foram adicionadas à mistura e então diversos subprodutos emergiram do Oceano Causal, incluindo um poderosíssimo veneno capaz de destruir toda a Criação.

O sacrifício de śrī Śiva no Samudra Mathana.
Com o objetivo de prevenir uma possível desgraça, clamaram pela misericórdia do Senhor da Destruição, śrī Śiva. Ele prontamente bebeu e veneno que, por provisão de śrī Pārvatī, ficou retido em sua garganta. Tamanha a potência do veneno, tingiu sua garganta de azul, o que lhe conferiu o nome de Nīlakantha (Aquele que tem a garganta azul).

Como parte do processo de cura, śrī Śiva deveria não poderia dormir naquela noite. Assim, todos se concentraram no processo de devocional Àquele que havia salvado toda a Criação, estabelecendo a Mahāśivarātri.

Invocações mântricas para o ritual:

महामृत्युंजय मन्त्र
mahāmṛtyuṃjaya mantra (mantra da grande superação da morte)

ॐ त्र्यम्बकं यजामहे सुगन्धिं पुष्टिवर्धनम् ।

उर्वारुकमिव बन्धनान्मृत्योर्मुक्षीय मामृतात् ॥

oṃ tryambakam yajāmahe sugandhim puṣṭivardhanam 
urvārukamiva bandhanān mṛtyormukṣīya māmṛitāt 

Reverenciamo-nos ao Senhor de Três Olhos, cuja fragrância alimenta e nutre todos os seres.
Como o pepino amadurecido – com a intervenção do jardineiro – é liberado de seu cativeiro, que Ele possa nos liberar da morte, guiando-nos à imortalidade.

पञ्चाक्षरीमन्त्र
pañcākṣarīmantra (mantra das 5 sílabas sagradas)

ॐ नमः शिवाय

oṃ namaḥ śivāya

Reverencio-me ao Auspicioso.

Nosso Satsaṅga Védico com Ayahuasca à śrī Śiva e śrī Pārvatī acontece no próximo sábado, dia 17/02, no Templo Polimata em Mairiporã, a partir das 19h.

Siga a programação no evento do Facebook.
Ingressos antecipados no 
site da Ordem Polimata.

Com muito amor, carinho e devoção,
Minhas mais humildes, sinceras e profundas reverências,

No domingo as 08:00 teremos roda de Kambo .
Interessados reservar na secretaria . 
Yuri D. Wolf