quinta-feira, 14 de junho de 2012

Libertação pela Ação

Srimad Bhagavad Gita – 3.19

Portanto, cumpra sempre seu dever e ações sem apego. A ação livre de karma é desapegada, sem apego podes alcançar o Supremo.

A ação pode nos libertar ou aprisionar. Agir em ligação com a consciência do Supremo, sem apego aos resultados de nossas ações, com certeza há progressão rumo ao despertar de nossa consciência superior e verdade perante o próprio Ser primordial em sua meta de vida junto ao Supremo Ser Divino.

gitaNeste momento, Arjuna ainda não compreende que a ação violenta ou pacifica é uma forma de apego pessoal, mas quando agimos em favor ao Supremo esta ação deve ser livre de apego ou resultado, em equilíbrio com a ação do karma-yoga.

Nossa ação deve ser transcendental e focada em nosso despertar espiritual. Nossa ação deve ser compreendida nos três planos, quais sejam, material, mental e espiritual, para que possamos encontrar a verdade mais refinada de nossas ações. Para agirmos espiritualmente, devemos adquirir a compreensão de nosso Eu Interior e assim manifestar esta consciência a outros seres, já que estamos todos conectados.

O apego nos torna escravos, mas o desapego de nossas ações e seus resultados nos liberta.

Nossas ações em gozo de nossos sentidos são infrutíferas, afinal nossa dedicação em tais plantios não nos trazem o doce fruto da Mãe Terra. Devemos elevar nossa plataforma de conhecimento perante nossas ações se realmente desejamos a Iluminação, Libertação, Nirvana, Moksa ....

Este Sloka nos remete ao nosso dever para com a jornada de iluminação de nosso Ser, realizando que quando cumprimos nossos deveres aqui e agora durante esta vida, estamos realmente caminhando para a libertação e iluminação junto ao Supremo.

Nosso coração purifica-se mediante nossas ações transcendentais, desta forma adquirindo Jnana, que é o conhecimento para Moksa.

A única ação realmente digna de desempenho é a ação em pró do Supremo, que desperta a realidade da verdade intrínseca em cada caminhante. Esta ação de liberdade é natural do homem, nenhum real esforço é necessário quando caminhamos nessa direção. O nosso Ser verdadeiro age em karma-yoga, pois é natural para a alma, porém nesta sociedade fundada no ego pessoal e distorcido pelas circunstancias, medos e desejos que contaminaram nosso discernimento e verdade, já não sabemos em que acreditar.

Devemos acreditar em nosso coração, nossa intuição, nosso ser pulsante que deseja manifestar-se liberto.

O desenvolvimento de nossa consciência transcendental, cósmica, iluminada, consciência de Deus, do Ser Divino Supremo, é a suprema realização desta consciência Suprema livre e sem esforço quando atingida.