sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os 7 Caminhos do Equilíbrio

Por. MP Nuno Maha / Acarya Maha Surya Pandit

Há algumas semanas tive uma conversa interessante com uma entidade da casa que me chamou a atenção para a busca eterna do equilíbrio. Este é um questionamento que todos temos.

iluminadoNosso equilíbrio é uma longa batalha entre nossa própria força de vontade e as forças opostas, que a todos os instantes nos limitam.

A jornada pode levar a uma vida de pequenas batalhas em busca de nossa equilíbrio e cura enquanto Ser de consciência. Existem 7 pontos que deveriam ser realizados dentro desta busca que coloco aqui para nossa reflexão.

1. Conhecimento

Adquirir conhecimento é parte essencial da jornada. Esta busca de conhecimento deveria ser mais do que informações enciclopédicas que alguns buscam, mas um aprofundamento dos conhecimentos necessários ao nosso Ser, para o avanço em todos os níveis de nossa vida.

O conhecimento material, emocional e espiritual que se manifesta em 3 níveis, ser alcançado dentro de nossa alquimia de conhecimentos.

Sendo o conhecimento ferramenta para poder atingir o que buscamos, quanto mais ferramentas possuirmos, quando bem usadas, maior será a possibilidade de percorrermos nossa jornada com mais equilíbrio, ao utilizarmos as ferramentas perfeitas ou adaptáveis a cada situação ou pedra do caminho.

2. Sabedoria

Aprendi nos primeiros dias como monge que a verdadeira sabedoria é a Ação de nosso conhecimento e trago esta verdade em mim. A respeito da sabedoria poderíamos dizer que ela equilibra e centra o que desejamos e sentimos com o que pensamos e acreditamos, unindo a Mente ao Coração.

A sabedoria é o conhecimento aplicado.

O refinamento da sabedoria está ligado a estes 7 níveis aqui apresentados, cada Ser alcança a sua medida pessoal das proporções de cada um destes caminhos. Algo como os humores de Paracelsus, as medidas de proporções alquímicas de cada um.

Quando concretizamos tal realização dentro dos 7 níveis o resultado é a natural Sabedoria do Ser que a realizou.

3. Visão

A busca da verdadeira visão que seria enxergar Tudo dentro dos 3 níveis da existência Material, Emocional e Espiritual.

A criação do mundo partir do movimento espiritual é caracterizada pela realização das conexões necessárias para que algo novo seja manifestado, no momento certo somos influenciados emocionalmente para que algo que se encontra dentro de nosso plano mental se manifeste em Ação e desta forma há a criação e manifestação dentro deste mundo material.

Podermos enxergar tal movimento de ação e alcançar a Visão Pura, a Visão da Real Verdade, afinal sempre existe algo acontecendo pois estamos Todos unidos e Tudo é conectado. Somos todos um.

4. Compreensão

Alcançar a compreensão de seu Ser e do Mundo, o famoso provérbio “Conheça a ti mesmo”. Costumo dizer que tudo o que realizamos dentro da jornada é simplesmente para nos conhecermos dentro dos 3 níveis material/corpo, emocional/mente, espiritual/alma. A compreensão do real sentido das já famosas trindades tem a nos ensinar e assim compreender que tudo se encontra inserido dentro desta verdade universal.

Como seres duais que somos necessitamos a compreensão de nosso “Eu” e do Todo, no sentido de que possamos compreender a função do mundo que nos cerca. Quando realmente conhecemos a nosso “Eu”, nossa alma mais refinada, podemos compreender a todos e a tudo, afinal todos e o tudo fazem parte de nós.

5. Verbo

O verbo é realmente divino enquanto ação de poder. Com uma palavra podemos alegrar, criar, iluminar nossos companheiros de caminhos ou simplesmente destruir, humilhar, limitar a nós e aos outros.

A compreensão do poder do verbo é primordial na jornada, temos uma grande arma para a nossa iluminação ou degradação, e o mais lindo é que tudo está em nossas mãos. Com o verbo criamos amigos ou inimigos, paz ou guerra, alegria ou tristeza, pensem em qual padrão de energia você quer estar envolvido ... Você manifesta boa parte desta vibração com o verbo.

O verbo deve ser usado com poder, isso é, com verdade, sabedoria, amor, compreensão, conhecimento ...

6. Coração

Toda a jornada deve ser percorrida de Coração, com Amor.

Devemos colocar nosso coração em nossas ações, nosso amor, para que esta energia pulse fortemente em nossas vidas. Quem não deseja viver uma vida de amor ?

Devemos para isso colocar o coração em nossas ações para que o universo e as pessoas em nossas volta sejam tomadas também por esse amor.

Dentro de nossos rituais possuímos uma oração que diz que devemos buscar caminhar com beleza a nossa volta. Para podermos caminhar com a beleza em nossa volta devemos ser simplesmente belos, a beleza que só o amor pode nos proporcionar .

7. Percepção

Devemos atingir a percepção que todos os nossos sentidos devem ser utilizados para a nossa conexão com o Eu Superior e o Ser Superior. Nosso Deus interno e o nosso Deus externo. Todos os nossos sentidos são formas de conexão com o nosso meio e funcionam na verdade nos 3 níveis (material, emocional e espiritual) vejamos o tato, podemos sentir os objetos materiais, um carinho que nos arrepia e sentido a nível emocional, quando um entidade ou energia passa por nós sentimos arrepios que tomam conta de todo o nosso Ser.

Devemos utilizar nossos 5,6,7 sentidos para realizar AGORA tal conexão mística direta na fonte de nosso Ser ou de Deus.

A jornada em busca de nosso equilíbrio material, emocional e espiritual passa por tais compreensões. Equilibrar nossos desejos dentro da via material, encontrar o nível de estímulo emocional desejado ou mesmo o despertar espiritual que cada um busca, só depende de uma real e verdadeira ação para que isso se torne verdade nos 3 níveis.

Lembre-se de uma verdade universal, TUDO é uma TROCA. iluminado 1

Você se dedica a uma atividade material, em troca recebe prosperidade para continuar.

Você se dedica afetivamente com amor e carinho, assim recebendo de volta os estímulos emocionais desejados.

Você se dedica seriamente à vida espiritual ajudando dentro da senda e o mundo espiritual irá lhe ajudar.

Tudo o que é preciso é dedicação e ação em verdade.

Gostaria de lembrar algumas palavras do Talmud.

“Preste atenção em teus pensamentos,

pois eles se tornarão palavras.

Preste atenção em tuas palavras,

pois elas se tornarão em atos.

Preste atenção em teus atos,

pois eles se tornarão em hábitos.

Preste atenção em seus hábitos,

pois eles se tornarão teu caráter.

Preste atenção em teu caráter,

pois ele é teu destino.”

Medite sobre isso !!!