quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Verdades e Níveis Consciência

A verdade que podemos atingir depende do nosso nível de consciência. Na realidade a verdade que cada um pode atingir é apenas a percepção do objeto de acordo com o nível de consciência que possui. Há muitos anos esta “verdade” vem adquirindo ênfase em minha pessoa. Com o passar dos anos e e diante do acúmulo de conhecimento, na doutrina polímata, fui indexando pérolas e diamantes das mais diversas tradições em busca da utópica Verdade Maior, Superior ou Absoluta a ser atingida com o total despertar da consciência.

Minha caminhada iniciou-se há cerca de 27 anos . Nela trilhei o caminho images (5)do mago, do alquimista, do ocultista, do Swami, do Acarya, do Pandit, do monge, do cabalista, do bruxo, do padrinho, do feiticeiro, do xamã, do pajé, do terapeuta e do polimata. Dentro desta muitas cognições, realizei verdades diferentes, que levam a diferentes lugares e consciências.

“Nossa verdade depende do nível de consciência que alcançamos em nossa caminhada”

Cada buscador possui sua verdade pessoal, que muitas vezes é defendida a golpes de espada, como relatado pela nossa história nas inúmeras perseguições religiosas que buscavam impor sua verdade maior.

Ao caminhar por estas sendas, podemos perceber que cada cultura espiritual possui uma “posição” dentro dos vários níveis de consciência que podem ser alcançados neste corpo “material”.

Somos almas com diferentes necessidades de aprimoramento, cada um caminha mediante sua posição de consciência. Algumas culturas possuem suas hierarquias espirituais mais densas, mais perto da matéria, outras são mais sutis, alcançando os últimos patamares que os seres incorporados podem atingir. Isto está relacionado à baixa e alta espiritualidade, como popularmente ficou conhecido.

Cada buscador (e respectiva cultura espiritual) encontra-se inserido em uma destas hierarquias espirituais e, assim, as pessoas próximas, pertencentes ao mesmo nível de consciência, atraem-se por seus semelhantes em consciência, dentro da mesma linha espiritual realizada.

Todos nós estamos inseridos dentro de uma grande escola, enquanto almas espirituais numa experiência corpórea em busca de seu aprimoramento, equiparados pelo nível de consciência na caminhada.

As verdades são “Absolutas” dentro do nível de consciência que está relacionado, porém não fora dele, pois esta verdade não é percebida em outros níveis de consciência e realização.

Devemos nos libertar das verdades “absolutas “ e iniciar a caminhada em busca de uma consciência mais refinada, digamos assim.

Por. MP Nuno Maha