sábado, 8 de outubro de 2011

Mênfis - Centros de Iniciação do Antigo Egito –Parte III

Dentro dos sigilos de Mênfis, o mito da criação imagesCA3GDS6Einiciado em Heliópolis aqui é materializado. O Deus Atum ainda se encontra dentro do plano sutil da manifestação, já que aqui Ele busca a manifestação e aqui entra a figura do Deus Ptah, o ferreiro Divino. Ptah transforma-se no fogo primordial, que confere substância dentro da Grande imagesCAO0V2QVObra realizada anteriormente. As qualidades anunciadas por Atum aqui tornam-se materializadas. Assim, Ptah dá vida às qualidades primordiais: os neterw. Como bom forjador que conhece seu oficio divino, utiliza-se da terra, ar, água para fundi-los através do fogo: a Grande Obra alcança aqui manifestação dentro deste plano.

“ Aquele que se manifestou como coração, que se manifestou como língua, semelhante a Atum, é Ptah, o remoto que deu vida a todos os neterw”                                     Shabaka, 710 a.C

Dentro da gnose egípcia diz-se que mmmo coração e a língua são os órgãos com maior poder sobre todos os órgãos, pois a língua fala o que o coração sente, desta forma Ptah através dos desejos de seu coração manifesta o verbo da criação. Dando o nome às coisas criamos a sintetização resumida de um objeto dentro deste plano de manifestação e consciência. Desta forma, criamos vida dentro de nosso mundo. Os princípios Divinos penetram em tudo através do verbo de Ptah, criando assim os minerais, vegetais e animais. Podemos verificar o princípio do verbo através da Bíblia, Srimad Bagavatam, Bhagavad-Gita, Alcorão, Torat ou mesmo nos trabalhos psicodélicos de Terence Mckenna.

imagesCAICL8ZKMênfis é o local de poder da trindade de Ptah, juntamente com Sekhmet, a poderosa e terrível leoa, e o logro de Atum, que é Nefertum. Eles o primeiro trio amoroso do Templo.

Continua com Hermópolis

Por. MP Nuno Maha