quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A caminhada de Mãe Gaia

A mais antiga divindade grega foi gerada diretamente do Caos Primordial: Gaia!

imagesCAATOT2CGaia nasceu como Deusa da Terra e tornou-se a Grande Mãe de todos nós. Sozinha, ela gerou o seu filho Urano, o céu. Urano, por estar sempre próximo e posicionado acima de sua mãe Gaia, deitado sobre esta, acabou por fecundar, ininterruptamente, a Deusa, gerando a primeira linhagem vinda do chão: os deuses ctonianos. Estes, nascidos do seio da Terra, eram fúrias da natureza.

Dentre os vários filhos de Gaia, destacam-se os Titãs, os Hecatonquiros e os Ciclopes.

imagesCAW1G262Deusa maternal, fecunda e nutridora, Gaia manifestou inúmeros imortais e mortais, como referidos pela mitologia. Seus filhos também geraram todos os tipos de monstros, como dragões e serpentes, destacando-se a temida Hidra de Lerna e a Quimera.

Urano, todavia, não gostava de seus filhos e exigia que Gaia mantivesse sua prole no ventre. Como boa mãe que era, Gaia acabou se revoltando com a situação e deu a seu filho mais ambicioso, Cronos, uma foice, com a qual castrou o seu pai Urano. Desta forma, foi traçada uma nova sucessão Divina, a partir de Cronos, que partilhou o Império com seus irmãos Titãs. Urano não mais podia mais fecundar Gaia, de modo que perdeu seu poder. Sem o domínio de seu marido Urano, a Deusa Gaia libertou-se e continuou a ser respeitada como a Deusa Mãe.

O oráculo de Delfos tinha por guardiã a Piton, filha da Mãe Gaia. Mesmo após a retirada de sua dinastia, quando os deuses olímpicos tomaram o poder e Zeus (neto de Gaia) passou ao comando, a Deusa Gaia continuou como a Avó Deusa de todos os Deuses. Apolo, após matar a Piton e proclamar a Nova Ordem Divina, manteve o oráculo de Delfos e sua influência. Isto porque as Sacerdotisas Pitias utilizavam os vapores que saíam do solo para manifestar seus dons proféticos, sendo que tais vapores vinham das profundezas da Terra, ou seja, do centro da Deusa Primordial, Avó e Mãe de Tudo e Todos, Gaia.

imagesCAQPXJ83Os reinos divinos foram sucedidos, mas não perdeu sua importância.

A Deusa Mãe que possui muitos nomes diferentes, variando em cada cultura e tradição, mas Ela permanece junto àqueles que mantém conexão com a natureza, junto a Tudo e a Todos.

Gaia é a natureza e todo movimento ecológico conecta-se diretamente com Ela.

MP Nuno Maha /Cenunnos de Alem