quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Trindade dos Chakras

Os chakras são vistos como flores energéticas do homem e, pelo número de suas pétalas, podem ser diferenciados. Estes espirais sutis de energias atraem, irradiam e dissipam nossas qualidades e ao mesmo tempo são nossos conectores junto ao nosso prana de freqüência, nossas dimensões psíquicas ou mesmo uma diversidade de dimensões.

imagesExistem dois fluxos de movimento energético direto dentro dos chakras:

Expansivo/Yin: Este movimento expansivo leva a energia para fora do corpo, abrindo o Ser para a vida, oferecendo sua energia em trocas, relacionamentos, tudo que remete a um estado de liberdade e doação a Tudo e a Todos.

Acumulativo/Yang: Com este movimento acumulamos energia e poder para nós mesmos, de uma forma individual e centralizadora, desenvolvendo nosso poder de ação e vontade de forma ativa.

A energia Yin encontra-se à nossa frente, enquanto a energia Yang encontra-se atrás de nós. Podemos compreender esta ação como energias que nos expandem e nos protegem através de seus fluxos naturais. Existem momentos nos quais nos doamos e existem aqueles nos quais precisamos nos centralizar a nível energético. No ocultismo, há diversos estudos que traçam a concepção da relação havida entre o doador/receptor, iluminador/vampiro, salvador/vítima e assim por diante.

imagesaa

Enquanto a energia Yin remete à forma que sentimos e recebemos a vida, a energia Yang leva ao caminho de como agir e reagir diante da vida.

Quando, em casos raros, este fluxo energético é invertido, ou seja, quando o movimento energético Yin (que normalmente sai em frente ao nosso corpo) imagesCAJHI8X6passa para trás, há inversão igualmente do fluxo da energia Yang, refletindo em bloqueio na vida, a pessoa fica sem forças para a tomada de ações.

Existe uma trindade entre os chakras, que é comparada a vias ou caminhos de ação e de movimento da vida e do Ser :

- Via Inferior: 1º, 2º e 3º Chakras estão mais ligados à Terra, por isso são inferiores, direcionados para baixo, em busca da compreensão, satisfação de desejos e a continuidade da vida material. Prende-se à lei do Karma em busca da realização de sonhos. Para o Ser centrado nesta via é difícil enxergar algo além de si, a satisfação de seus desejos vem em primeiro lugar, busca sua segurança, tanto pessoal como financeira, seus medos muitas vezes manifestam-se na possibilidade de algo que impeça suas projeções de felicidade. É através desta via que nos manifestar dentro deste mundo material, pois é necessário um corpo físico para a consciência individual expressar-se e tocar este mundo com os sentidos.

- Via Superior: O 5º, 6º e 7º Chakras estão mais ligados a energias sutis, tornam a pessoa receptiva à espiritualidade, ao conhecimento e à criatividade. Sua busca está ligada ao aperfecionamento do Ser, desta forma procurando a compreensão e manutenção da vida espiritual. Tais pessoas encontram-se despertas, além da lei do Karma, pois refletem o entendimento e possuem consciência de suas ações dentro da peça teatral da vida. Estas pessoas possuem muita dificuldade de lidar com o mundo material de forma prática, dificuldade de relacionamentos sociais comuns, tendem a procurar refúgios, isolarem-se em seus círculos restritos que compartilham o mesmo nível. Dentre tais pessoas encontramos muitos ocultistas, esotéricos e espiritualistas.

imagesCAKT03NK- Via do Meio: o 4º Chakra é o transmutador, o equilibrador. Para quem trabalha com este chakra dá-se a busca através do amor, da união dos opostos, da alquimia do Ser. “ O amor materializa o espírito e espiritualiza a matéria.”

Para uma caminhada equilibrada na vida, necessitamos trabalhar com todos os “7”chakras, para podermos exercer uma experiência realizadora em vida, buscando vibrá-los em igual intensidade .

Entre os dois pólos Yin e Yang encontramos tanto o chamado hiperespiritualismo, como o hipermaterialismo, que, em quaisquer dos casos, é comum o desequíbrio do Ser. Porém, em tais extremos, muitas vezes encontram-se tanto os iluminados, como os bilionários.

Por. MP Nuno Maha