sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tormento dos Metais

“Nenhuma coisa pode ser transformada noutra natureza sem que tenha sido previamente convertido em cinzas, cal ou terra”

Nodo Sophico Enodato 1639

imagesCAEF9HCNQuando iniciamos o caminho dentro da Nobre Arte, possuímos muitos devaneios sobre como é o caminho++ ou mesmo como deveria ser tal caminhada.

Porém vos digo: ninguém se encontra preparado para os tormentos emocionais e intelectuais com os quais nos deparamos durante nosso aprimoramento, enquanto Ser.

Necessitamos deixar os velhos conceitos materiais, sociais e até espirituais, já que no Ocidente o que prevalece é a baixa espiritualidade, o plano que se encontra mais próximo de nosso denso mundo material.

Muitos trazem para dentro do caminho alquímico seus conceitos aprendidos durante a sua vida, porém é de se lembrar que o hermetismo é a flor mais rara da sabedoria divina. Desta forma, para que possamos nos tornar parte deste plano, é necessário retirar as coisas antigas, para que esta nova essência divina possa assim preencher o nosso Ser.

O tormento dos metais é muitas vezes comparado à terrível luta exercida contra nosso ego, arrogância, mesquinhez, teimosia, autoritarismo . Quanto mais penetramos em nosso Ser, maior a fricção que provoca a incineração de nossas pedras emocionais, acumuladas durante a caminhada da vida.

imagesCADEKO8FSomente seremos realmente o Homo-Alquímico, quando o homem “moderno” material transformar-se em cinzas, morrer para este conceito material e transmutá-lo dentro das máximas da Alta Espiritualidade.

Dentro deste tormento, existem 3 etapas que chamamos de calcinações

I. Furto da humanidade fria (Corpo Lunar) – Quando deixamos conceitos sociais e adotamos os espirituais, observamos o reflexo da obra divina.

II. Terranalidade é removida (Corpo Solar) – Quando conseguimos renovar o nosso corpo material, transformando-o num padrão energético superior, mais puro, mais solar, por assim dizer (retiradas as energias depreciativas provocadas pelo consumo de álcool, drogas, carne, como também as energias provenientes de nosso comportamento emocional)

III. Retirar a 5º essência do elemento. – Quando ocorre o novo despertar deste elemento, suas qualidades plenas Divinas manifestam-se dominando e expandindo sua benéfica influência e poder essencial.

imagesCALOV4H8As calcinações são estágios dentro do processo alquímico que tem como objetivo a transmutação do estado material encontrado no elemento para a preparação do mesmo material dentro desta agricultura celestial.

“Toma a sua alma e devolve-lha, porque a corrupção e a destruição de uma coisa é o nascimento de outra. Isto significa: despoja-o da humidade destruidora e aumenta-a com a sua humidade natural, que será a sua completude e a sua vida”

Aurora Consurgens, sec. XVI

Para os partidários da alquimia espiritual, a humidade natural representa as nossas emoções, as quais devem realmente ser deixadas de lado para que possamos seguir em frente, com uma saudável plenitude emocional. A renovação filosofal inicia-se, o uso destruidor do fogo interno e externo faz-se necessário.

Por. MP Nuno MNH