segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fortuna – Deusa da Sorte Romana

Fortuna é a Deusa que nutria a esperança de todo os homens. Na mitologia romana, Fortuna é a correspondência da Deusa Grega Tique, Filha de Júpiter. Há de se lembra que dentro desta cultura romana se acreditava profundamente que os Deuses decidiam o destino do homem e sendo 395px-Fortuna_or_FortuneDeusa da Esperança e da Sorte, (seja ela boa ou má) poderia atrair tais bons augúrios para a sua vida diária ou futura, trazendo a felicidade ou desgraça, aos olhos de alguns. Geralmente ela é representada com uma cornucópia em sua mão, um timão, uma roda e normalmente cega ou vendada por algo.


A cornucópia simbolizava sua distribuição de bens e prosperidade aos homens, através de sua cegueira demonstrava assim distribuir de forma aleatória a boa (que trazia prosperidade e alegria tão almejadas) ou má sorte. A roda buscava decidir de forma igualitária os felizes e sofredores, mantendo a instabilidade do acaso também como a cegueira e o timão demonstram a coordenação da vida dos homens, guiando o destino dos homens ou mesmo pilotando a vida.


Seu culto foi introduzido na época republicana pelo rei Sérvio Túlio, que possuia seu Templo próximo ao Capitólio, conhecido como Templo de Fortuna Virilis. Rei Túlio dizia ter amado a própria Deusa, que entrava pela sua janela apesar de ser um mortal, existia uma estatua do velho rei, em seu templo, mostrando a profunda associação a Ela.


A Deusa Fortuna podia dentro dos ritos antigos ser invocada de diversas forma e nomes. Seu principal festival era o Fors Fortuna, que era realizado no dia 11 e 24 de junho em Roma, onde todos se reunião fazer buscar a Sorte e Fortuna desta Mãe acolhedora.


Mesmo com o advento do cristianismo a Deusa Fortuna continuou dentro do vocabulário e mente do homem dito moderno. Há de se lembrar que existe referência a Deusas ligadas a prosperidade e sorte, como demonstra a própria Bíblia em Tiago 5:1-6


Infelizmente o que vemos atualmente é uma busca desenfreada em busca de riqueza. Devemos permitir que a boa sorte se manifeste me nossas vidas, buscando nosso triplo equilíbrio em uma caminhada espiritual, mental e material. E reconhecermos que a prosperidade necessita ser distribuída como a própria Deusa Fortuna o faz. Ao observarmos o mundo em que vivemos podemos claramente perceber que tal fato não está realmente acontecendo.


Temos o dever de tornarmos-nos a própria manifestação da Deusa Fortuna. Se desejamos ser servidos com fortuna, devemos buscar uma visão mais equilibrada no hoje, no que podemos fazer agora em relação a nossa conduta.


“Quem usa mal a suas riquezas e poder, pagará bem caro!” (Thiago)


Atenciosamente,


Deste servo.


MP Nuno MNH