segunda-feira, 18 de julho de 2011

Amuletos Mágicos Egípcios

Os amuletos são objetos fabricados de diversos materiais diferentes, que tem em principio o objetivo de proteger os vivos ou mesmo os mortos.

A palavra “amuleto” e de raiz arábica e tem como tradução “portar/carregar”, em suas origens eram principalmente utilizados para se protegerem de serpentes e animais perigosos, à de se lembrar que tais povos nômades do deserto eram muitas vezes pastores, e defender os animais era primordial.

Com o desenvolvimento da religião egípcia novas idéias e necessidades se apresentaram para a constituição de novos amuletos, e dentro destas novas idéias, a imaculação e guarda do corpo corruptível durante os ritos funerários, levou aos sacerdotes a possuírem uma relação direta de cada membro do corpo junto a um Deus, colocando cada membro sobre a proteção deste Deus relacionado, assim o corpo duplo, isto é material e espiritual estará protegido.

Se classifica normalmente os amuletos egípcios de duas formas.

· Os que tem inscrições

· Os que não possuem inscrições

Na era pré-dinástica egípcia os sacerdotes simplesmente recitavam orações enfrente aos amuletos ou mesmo pedaços de papiros. Quando se iniciou o processo de gravação de amuletos, buscava-se manifestar tanto o poder inerente do material utilizado, como também a intenção do amuleto requerido.

A palavra de poder mais antiga conhecida da cultura religiosa egípcia e os “hekau” que possuía uma importância impar dentro dos ritos de passagem de além vida, afinal o próprio Livro dos Mortos possui referencia de sua importância, demonstrando a necessidade de atrair para o morto tais influências mágicas.

Os amuletos mais antigos são normalmente feitos de xisto verde, como esta peça abaixo datada do sec. XXI ao XIX a.C, contemporânea da época bíblica de Moises que se encontra dentro dos arquivos arqueológicos que a Irmandade Polimata do Brasil possui em território nacional.

clip_image002

Falemos então deste amuleto em questão o TET, ele representa o tronco da arvore em que a Deusa Isis, guardou o corpo de seu marido Osiris. As quatro linha representam os pontos cardeais. Dentro de sua simbologia se encontra a compreensão da reformulação e reconstrução do corpo físico de Osiris, possuindo relação direta a este Deus.

Este amuleto possui relação direta no Livro dos Mortos.

“ Levanta-te, ó Osiris! Tu tens a tua espinha, ó Coração Silencioso! Tens os ligamentos de teu pescoço e de tuas costas, ó Coração Silencioso! Coloca-te sobre tua base, eu coloco água debaixo de ti e trago-te um Tet de ouro para que possas rejubilar-te nele”

Livro dos Mortos Egipcio, Capitulo CLV

O Tet tinha que ser imerso em água de flores de ânkham antes de ser colocado no pescoço do falecido, ele desta forma dava poder para reconstruir o corpo de forma perfeita, para se tornar um khu, um espírito dentro do submundo. O Tet normalmente se encontra na mão esquerda da múmia, podendo ser de madeira, xisto ou ouro na maioria das vezes.

Por.   MP Nuno MNH