domingo, 31 de julho de 2011

Amoreira, Amora, Amor

Nesta manhã nublada resolvi plantar amora e, desta forma, tudo se transforma em uma oportunidade de conhecimento. Quando colocava a mão na terra, com esta houve troca de conhecimentos, que aqui compartilho com vocês.

amora2A amoreira é de origem chinesa e pode produzir frutos de três cores: branco, vermelho e preto. Pode ser consumida in natura ou podem ser produzidas uma infinidade de derivados, como geléias, sucos, vinhos, iogurte, doces, compotas, sorvetes, licores, xaropes, tinturas, florais etc.

Sua ação é anticancerígena e também combate a osteoporose. É um tônico muscular muito bom para práticas esportivas. Depura o sangue, ajuda na digestão, tem ação calmante, efeito anticéptico, atua como vermífugo, laxativo e adstringente. Possui em suas propriedades medicinais uma combinação de Vitaminas C e E que a torna um maravilhoso antioxidante e redutor do nível de colesterol, sendo boa para as pessoas que sofrem de reumatismo, gota e artrite.

Quando utilizada como xarope, a amora possui bons resultados na cura de amidalite, inflamação nas cordas vocais, rouquidão e aftas. Suas flores frescas utilizadas em suco destinam-se ao tratamento das vias urinárias.

Indicações terapêuticas

Dor de dente, pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczemas, erupções cutâneas

Propriedades terapêuticas:

· Frutos: tônico, laxante

· Folhas: antibacteriana, expectorante,sudorífero

· Cascas: anti-reumática,reduz a pressão sanguínea, analgésica

· Cascas da raiz: sedativa, diurética, expectorante

Receitas de saúde

· Laxante simples: comer os frutos lavados de manhã, em jejum.

· Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco fresco dos frutos.

· Combate diabetes : infusão com 10 g de folhas em 100 ml de água.

· Para dermatoses, eczemas e erupções cutâneas, sob forma de cataplasmas: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o líquido. Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. Repertir mais duas vezes.

· O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de problemas na garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais.

· Inflamações da boca: espremer alguns punhados de amoras, ainda que não totalmente maduras,recolhendo o líquido em uma tigela. Fazer bochechos freqüentes com este suco diluído em pouca água.

· Dores de dentes: Decocção; em fogo moderado, ferver 40g de raízes de amoreira em meio litro de água, até que fique reduzida à metade. Depois de morno, filtrar o líquido e empregá-lo em bochechos.

· Diurético: Infusão; deixar em infusão, até amornar, um punhado de folhas secas de amoreira em um litro de água fervente. Filtrar o líquido, bebendo-o em calicezinhos durante o dia para que produza efeito diurético.

· Garganta, tosse: Xarope; esmagar ao máximo algumas amoras negras e recolher o suco em um recipiente de alumínio esmaltado ou de vidro. Adicionar açúcar numa quantidade que tenha o dobro do peso do suco e colocar em fogo brando. Quando esta mistura adquirir a consistência de xarope, deixá-la esfriar e guardá-la num vidro bem fechado, conservando-o em local fresco e escuro. Para as inflamações da garganta, devem-se diluir duas colherinhas do xarope em um cálice de água morna, empregando-a em gargarejos.Em caso de tosse,dissolver uma colherinha do xarope em uma xícara de água quente e tomá-la.

· Estômago(inapetência): Decocção; ferver 20g de cascas de amoreira branca em meio litro de água. Filtrar o líquido e adoçá-lo, tomando-o em calicezinhos meia hora antes das refeições.

· Intestinos (prisão de ventre): Decocção (laxativa): em meio litro de água, ferver 15g de raiz e casca de amoreira misturadas. Quando o líquido ficar morno, filtrá-lo e adoçá-lo com mel. Beber metade pela manhã, em jejum, e o restante à noite, antes de deitar. Para obter-se um laxativo de efeito mais rápido, deve-se aumentar em até o dobro a quantidade de casca e raiz, ou seja 30g das cascas e raízes misturadas, regulando-se quantidade de acordo com as reações do organismo a este tipo de purgante. Também os frutos ingeridos frescos e temperados com um pouco de açúcar, especialmente da variedade negra, ajudam no funcionamento do intestino.

· Pele (dermatoses, eczema, erupções cutâneas): Cataplasma; colocar um punhado de folhas frescas de amoreira, depois de lavadas e enxugadas, em um recipiente com uma ou duas colheres de água, aquecendo-o até o líquido evaporar. Estender as folhas sobre uma gaze, esmagá-las um pouco fazendo sair todo o líquido e aplicá-las quentes (mas não ferventes) sobre a região afetada. Quando a compressa esfriar, renová-la mais duas vezes.

· Pressão sanguínea alta: Infusão; colocar um punhado de folhas frescas de amoreira em meio litro de água fervente. Depois de morno,filtrar o líquido, bebê-lo em cálices no decorrer do mesmo dia em que foi preparado.
Febre: 40 a 80g de folhas por litro em infusão.

· Diabetes: Infusão; utilizando as folhas, 1 xícara 4 a 6 vezes ao dia.

Contra-indicações:
Não se deve consumir o fruto em caso de diarréia. Não se deve administrar as folhas nem raízes no caso de debilidade ou "frio" pulmonares. Em caso de dúvida deve-se recorrer ao médico.

amora1Mais importante do que as informações aqui expostas, devemos conhecer nosso jardim, a medicina que se apresenta diante a você. Ouvir e observar é muito bom para a nossa saúde e o equilíbrio de nosso ser. Conheça as plantas que estão em sua vida e veja a grande ação mágica que elas podem desencadear. A interação com as plantas é uma troca de energias, de conhecimento e de amor. O ato de plantar é um ato de amor, que nos retorna com a colheita.

MP Nuno Maha

· Gostaria de aqui recomendar um blogger muito interessante sobre medicina natural http://naturalmedicina.blogspot.com/ aprofundem-se em sua busca.