quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criatividade Divina

Os deuses antigos e pagões, . Assim como as próprias religiões e culturas antigas, estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, ganhando mais espaço na mídia e sendo explorados de maneira cada vez mais intensa. Chegamos num estágio onde é possível encontrar “Deus” em uma prateleira de mercado. Isso mesmo! Aliás, vários deuses! Os povos antigos buscavam a atenção e poder de seus deuses, mas nós temos a possibilidade de os encontrar em nossas prateleiras!

EA-RENOVACAOmpresas buscando inovar e atrair atenção para seus produtos utilizam-se de propagandas e mensagens marcantes. E por que não começar usando um nome extremamente marcante, forte e integro. Como um nome de um Deus!

O que diria Brahma, Deus hindu da criação, estar sendo invocado para a criação de bêbados e alcoólatras? E Minerva, uma das 3 deusas virgens romana , senhora da sabedoria, artes e estratégia militar, ser invocada para lavar roupa?! E Nice, Skol, Palas, Cronos, Titãs, Euro... como ficaria esse panteão sabendo que seus nomes e linhagens foram usadas para vender um produto?!

Tem produto de A à Z! Digo, de veículo ‘Apolo’ à alarmes ‘Zeus’. A criatividade de nossos marqueteiros é tanta que é mais fácil alguém achar que inventaram um novo Deus com nome de uma cerveja que achar que o nome dela proveio dele.

Mas pensando por outro lado, não poderia também ser uma influência divina uma empresa batizar seu produto com tais nomes? Afinal pode ser um bom negócio também para os Deuses!

Um Deus resistir à constante evolução da humanidade é complicado. A cada nova geração, novos problemas e urgências surgem, e logo um novo Deus -que atenda melhor as necessidades daquele momento- passará a ser mais lembrado. Ter seu nome arrastado para outra geração, mesmo que não saibamos que determinado nome pertence à um Deus, é uma brilhante forma do divino manter-se atual.

E os antigos Deuses buscam se aproximar de nós, inspirando a todos das mais diversas formas. Eles, como mostram suas mitologias, possuem sentimentos muito “humanos” e nesse instante buscam nossa atenção, como também buscamos sua atenção. Por vezes de maneira sutil, outras brusca, vivemos em constante troca e comunicação. Mesmo que VOCÊ não perceba.

Dentro do filme Constantine, por exemplo, existe uma cena em que o universo se comunica com Constantine (Keanu Revees) através de um cartaz exposto na rua. Aos olhos de outra pessoa essa mensagem talvez passasse desapercebida. As mensagens depende dos atentos olhos que as vêem! Reconheça esta comunicação com universo para que ele continue conversando com você!

A de se lembrar a velha oração de um rabi cabalista que ao falar com Deus disse:

“O que seria de ti ô Senhor, se este velho rabugento não estivesse aqui lhe adorando e lembrando as pessoas de sua Obra celeste.”

Este deveria ser um místico de muita fé e sobriedade, ao reconhecer a união e troca divina entre o Supremo e nós.

Por. MP Nuno MNH