terça-feira, 17 de maio de 2011

Magia e Cabala


Magia e Cabala

História Básica.

Este texto tem como objetivo, somar ao conhecimento de iniciantes dentro da pratica magistica cabalística.

Não é possível organizar historicamente a Qabalah, suas origens se perderam no tempo, como muitas outras culturas que espirituais, que hoje ainda é parcialmente praticadas nos tempos modernos, entre os vários motivos, a de se ressaltar que tais praticas eram orais, fato comum nós tempos antigos, já que a maioria da população era analfabeta, a mensagem não podia ficar restrita as classes “privilegiadas” a elite de sua época, a tradição oral fora a saída encontrada na maioria de culturas existentes.
Porém possuímos algumas pistas, os textos judaicos-cristões, colocam tanto Abraão, José e Moisés, viveram no Egito, alguns fizeram parte da elite egípcia, desta forma tiveram acesso aos segredos espirituais do antigo Egito. A de se lembrar que na época, o Egito era um pais muito místico, cheio de mestres espirituais em volta dos Templo o do Grande Nilo.
Já Daniel foi educado dentro dos palácios Babilônios onde aprendeu com os Magos sua nobre arte, o próprio Rei Salomão, pediu a Hiram o Rei de Tiro, homens e materiais para a construção do Templo, os famosos mistérios de Tiro, devem muito provavelmente ter influenciado o esoterismo, misticismo e religião judaica.
Hoje possuímos vários autores que relacionam o inicio do processo cabalístico, com a formação da civilização egípcia, a de se levar em conta a própria influência do hermetismo na filosofias e religiões antigas, tanto que Thot/Hermes, foi relacionado diretamente ao conhecimento secreto dos deuses, sabe-se que os antigos sumérios já possuíam tais secretos do mundo material e espiritual.
O hermetismo, alquimia e a qabalah, em algumas tradições ocultistas e místicas se fundirão a tal ponto, que se tornou muito difícil a separação, parte porque são complementares, como um grande quebra-cabeça, divido em forma culturais e espirituais diferentes.
Os ensinamentos formam absorvidos dentro de varias culturas de forma natural, podemos verificar a presença filosófica desta corrente nas culturas religiosas Africanas, Nórdicas, o próprio paganismo medieval europeu, possui influência direta deste processo místico.
Como todo processo místico, tem como objetivo a ligação direta com os deuses/deus. Sem um intermediário como um padre, pastor, rabi, sacerdote ... Todos os processos místicos tem sido casados pelas autoridades religiosas, como mostra a historia da qabalah, gnosis, tantra, sufismo, xamanismo ... Afinal se podemos nos ligar diretamente ao Supremo, qual seria a necessidade de organizações que teoricamente representariam “Deus/Deuses”
Muitas sociedades secretas compreendem ou não tal ligação, vemos por exemplo as Ordem Maçônicas, o símbolo maçônico tem sua relação direta a cultura judaica, egípcia e magistica, como vemos abaixo.

Na Península Ibérica nos reinos mulçumanos, ouve um renascimento desta doutrina mística judaica. O livro cabalístico da criação Sepher Yetzirah, possui forte tom magistico.


A de se lembrar que a Qabalah possui 3 linhas de caminhada; teórica, meditativa e mágica.
Iremos nos aprofundar nesta linhas mística mais a frente.
Continua ...