domingo, 7 de março de 2010

Uma nova visão do Mágico no séc XVI



Uma nova visão do Mágico no séc XVI
Paracelsos, Agrippa e Jerônimo Cardano.
Por M. P. Nuno MNH

Ainda com o manto negro da Santa Inquisição, uma nova era do ocultismo se manifestava. Sobre os ombros do pai da medicina Paracelsos, Jerônimo Cardano, e o medico católico Cornélio Agrippa. Mestres que se relacionaram profundamente com as 3 Nobres Artes, a Magia, Alquimia e Ciências Ocultas, fundadores de varias ciências modernas, que se basearam em seus conhecimentos para a edificação das mesmas.
Paracelsos aquele que se colocou alem de Celso (medico romano do séc.I) fugindo da mesmice do básico já conhecido em muitas obras, buscou novas direções, assim ele foi discípulo, de um dos maiores ocultistas de sua época, o abade Johannes Trithemius von Heidenberg, este mestre era famoso em assuntos psíquicos, magista e alquimista, muito conhecido pela a sua paranormalidade. A visão de Paracelsos, sobre a concepção de magnetismo humano, em sintomas de vibrações, que pelos seus estudos seriam das estrelas e dos planetas, teriam influência, e uma forma de aplicação, para se alcançar resultados. Percussor do hipnotismo, foi chamado de filho da Cabala, um real buscador de forma apaixonada, convicto de sua fé e sua ciência, fabricou hermeticamente pela Tríplice Verdade Clássica do conhecimento, fabricou talismãs magnéticos, amuletos mágicos, possuidor de clariviência e pré-cogninação, entre outros, dizia que todos os processos mágicos eram baseados em sua fé e conhecimento.
O plano natural pode ser mudado, pelo poder pessoal e espiritual da fé, um verdadeiro mago, cabalista ........... sabe desta verdade, é manifesta a ação.
Mestre Jerônimo Cardano, filho ilegítimo de uma amigo de Leonardo Da Vince, quando criança dizia possuir um espírito que lhe guiava, com muitos fatos perturbadores em sua vida, seu pai achou melhor não lhe mandar para a escola, ao invés disso foi mandado para estudar ocultismo, alquimia, magia, cabala, astrologia árabe ......... o que com certeza foi acertado.
Sua mediunidade se mostrou muito cedo enquanto jovem, e manifestou-se durante toda a sua vida, possuídor de varias percepções extra-sensorias, se desdobrava, tinha xenoglossia (falar em vários idiomas). Teve constantes problemas com a Santa Inquisição durante a vida, foi acusado de satanismo, bruxaria, demonologia, acabando sendo sempre absolvido pelo Santo Oficio.
Heinrich Cornélio Agrippa de Netlesheim, nascido em Colônia em solo alemão, foi muito contestado e criticado em sua época, por outro lado venerado por outros. Professor de teologia, direito e medicina, chegando ser administrador municipal.
Católico ortodoxo, estudou de tudo, em especial cabala, alquimia, magia, astrologia e outras ciências ocultas, no seu aclamado livro Occulta Philosophia, diz:
“A magia é como a ciência por meio a qual e possível comunicar-se com as forças de um plano superior”
Classificando a magia física, astral e religiosa. Influenciado pela alquimia e magia, classificou as relações planetárias dos metais, minerais, plantas e animais. Para se extrair o Maximo da influência de um astro é preciso usar tudo o que, na Terra, estiver ligado a ele.
Teve parte de sua obra, resumida e plagiada de forma descarada por Frances Barret como sendo de sua autoria (The Magus, or Celestial intelligencer, Londres, 1801).
Estes 3 mestres possuem muito da base utilizada atualmente por buscadores de todo o mundo. Se encontramo-nos tão alto, é por que estamos nos ombros de gigantes.

* Texto retirado de anotações de M. P. Nuno MNH